Como e a quem denunciar?

• Quem tiver conhecimento de algum dano ou ameaça ambiental, poderá dirigir-nos a sua denúncia, a qual será devidamente analisada e tratada junto das autoridades competentes, ou contactar directamente a Linha SOS Ambiente através da linha azul 808 200 520 e também nas páginas da Guarda Nacional Republicana (www.gnr.pt) e da Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território – IGAOT (www.igaot.pt).
• O atendimento e a triagem das chamadas/e-mails recebidos estão centralizados no Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR/SEPNA). A informação será encaminhada para as  suas unidades no terreno ou, caso a natureza da denúncia assim o justifique, para a IGAOT ou outras entidades , como as CCDR´s (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) ou o  ICN (Instituto da Conservação da Natureza).
• O SOS Ambiente e Território poderá também ser contactado para dar conhecimento de violações dos instrumentos de Ordenamento do Território. Nestes casos, o SEPNA, para além de agir no terreno se adequado, encaminha os processos para a IGAOT e/ou as CCDR.
• Quando tiver conhecimento de algum atentado ambiental para além de contactar a linha SOS Ambiente, pode fotografar e filmar os danos, para mais tarde fornecer também essas provas à entidade competente.
• Se houverem mais prejudicados, fale directamente com eles. Organize abaixo-assinados, petições ou concentrações de protesto.
• Caso considere que a situação seja de elevado risco e que as entidades competentes não estão a tomar as devidas providências, envie-nos a sua denúncia com o máximo de informação que conseguir reunir e que considere pertinente, poderá fazê-lo via e-mail ou por correio. Os dados pessoais são tratados confidencialmente.

 

“To say nothing, to do nothing, stops nothing”
Roni McCall, Director Executivo da Organização de Defesa dos Animais, Inhumane.org